Buscar
  • Andréa Simonato

Falar modifica o cérebro



Recordei recentemente de um estudo que tive contato há anos atrás, sobre os efeitos neurobiológicos da psicoterapia no cérebro, achei bem legal dividir as descobertas com vocês.


Entrando em contato com o trabalho do Psicólogo e doutor em neurociência Julio Peres, soube que realizou o primeiro estudo brasileiro que mostrou os efeitos neurobiológicos da psicoterapia no cérebro.


Peres, em suas publicações, conta que há mais de uma década as tecnologias de neuroimagem, têm favorecido as investigações sobre o funcionamento dos circuitos neurais envolvidos no tratamento do sofrimento humano, o que aproxima a relação entre Psicologia e Neurociência.


O estudo realizado por Peres contou com dezesseis indivíduos, e através de SPECT (tomografia por emissão de fóton único), foi investigado os substratos neurais relacionados a evocação das memórias traumáticas, antes e depois da terapia.

Como resultado, revelou que as funções e os processos mentais envolvidos na psicoterapia, exercem influência significativa na atividade do cérebro, com melhora dos sintomas e atingindo o equilíbrio psicológico de quem usufrui do tratamento.


Assim, podemos afirmar que a psicoterapia auxilia pessoas que atravessaram eventos dolorosos a reconstruir e recontextualizar o trauma vivenciado, reorganizando suas memórias, percepções e experiências em novos enquadramentos e significados que reduzem o sofrimento.


É muito legal vermos a ciência brasileira avançando nesse sentido. Penso, que esse estudo também atenda bem pessoas que por razões específicas, ainda possuam seus questionamentos acerca da comprovação, da funcionalidade ou mesmo benefício que a psicoterapia proporciona. E assim, abre-se um caminho.


Peres tem diversos artigos publicados falando sobre os estudos realizados nessa área, o artigo que utilizei como referência foi “Psicoterapia e neurociência: um encontro frutífero e necessário" de Peres e Nasello. Mas, além dos artigos, Peres tem um livro sobre o tema que se chama “Trauma e superação: o que a psicologia, a neurociência e a espiritualidade ensinam”.


Ficam as referências caso se interessem em pesquisar mais sobre o tema.


O que vocês acharam sobre o estudo? Me escreva contando.


#psicologia #neurociência #psicoterapia #neuroimagem #trauma #superação


1 visualização

(11) 96435-3221

Rua Arão Adler, 160 - Parque Continental - São Paulo

©2020 por Andréa Simonato criado com Cyntia Simonato

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now