Buscar
  • Andréa Simonato

Sobre ansiedade



Todos que tentam compreender e encontrar uma solução para as problemáticas da vida, tem que lidar, em alguma medida, com uma dose de ansiedade.


Por ser um tema em grande evidência, trarei a vocês uma ideia do que é a ansiedade e como ela é sentida.


Podemos entender a ansiedade como a sensação de medo, pois, o sentimento basal dela é o temor que um grave problema aconteça.


Para facilitar a compreensão, pense na analogia do seguinte cenário:


Se vejo um leão prestes a me atacar, tenho uma ideia bastante clara do que acontecerá ao meu corpo, caso isso ocorra, certo? E possivelmente, minha reação fisiológica frente a esse perigo poderá ser um batimento cardíaco acelerado assim como minha respiração, um suor frio, além de uma injeção de adrenalina passando por meu corpo me preparando para uma reação frente a este perigo. Pois bem, a percepção de todas essas mudanças corporais é o que vivenciamos como ansiedade. Esse mecanismo foi muito importante para a nossa sobrevivência primitiva, se não o tivéssemos para nos alertar, certamente, não nos atentaríamos aos ruídos de um possível perigo e serviríamos de almoço a muitos leões.


A ansiedade tem uma função muito positiva de nos avisar que um perigo está próximo, com o propósito de nos alertar que precisamos tomar uma atitude em relação ao que se aproxima.


As nossas emoções e sensações sempre comunicam algo importante para nós, e a ansiedade em sua intensidade ideal nos mantém vivos, alerta e funcionais, nos faz analisar possíveis perigos e estabelecer estratégias para superá-los se necessário.


O fato é que sem uma intensidade ideal de ansiedade, provavelmente caminharíamos cegos ao encontro de vários perigos e contratempos.


No entanto, a maior parte de nós está sujeita a uma ansiedade bem mais intensa do que seria adequado, e sobre essa ansiedade intensa ou até mesmo patológica, falarei com maiores detalhes no próximo texto.

Com carinho,

Andréa.

0 visualização

(11) 96435-3221

Rua Arão Adler, 160 - Parque Continental - São Paulo

©2020 por Andréa Simonato criado com Cyntia Simonato

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now